Estrabismo é um distúrbio caracterizado pela perda de paralelismo entre os 2 olhos e uma das principais causas de perda da visão de um dos olhos no mundo.

O que é

O movimento dos olhos é controlado por seis pares de músculos comandados pelos nervos cranianos, que se conectam ao sistema nervoso central. A direção do desvio observado no estrabismo ajuda a definir os principais tipos:
– Convergente (esotropia), quando o olho está desviado para dentro ( em direção ao nariz)
– Divergente (exotropia), quando o olho está desviado para fora (em direção as orelhas)
– Vertical ou hipertropia, nos casos em que um olho está mais para cima ou para baixo em relação ao outro.

O estrabismo pode ser constante e sempre no mesmo olho ou ocorrer ora em um, ora em outro olho. Pode ocorrer de forma intermitente , quando por exemplo , se fecha um dos olhos se está distraído ou quando se olha para uma determinada direção.  

Causas

O estrabismo pode estar associado com fatores genéticos ou a doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios neurológicos como aneurismas e tumores. Acidentes podem lesar o sistema que controla os movimentos oculares levando também a um desalinhamento.

As formas genéticas, podem se manifestar ao nascimento ou surgirem mais tarde, até 3 ou 4 anos de idade. 

É importante salientar que até os três meses de idade, a falta de controle do movimento dos olhos pode produzir desvios transitórios que não se caracterizam como estrabismo, pois trata-se da imaturidade nos sistemas visual e cortical, que ainda não tem total coordenação dos movimentos. Contudo, desvios mais constantes e de grande magnitude devem ser examinados pois não são normais.

DIAGNÓSTICO

O estrabismo pode ser evidente ao olhar para uma pessoa ou só ser percebido através de exames específicos. Uma avaliação oftalmológica completa do fundo do olho, do grau e da motilidade é fundamental para o diagnóstico correto tanto do tipo de estrabismo como do provável causa.

Tratamentos

O estrabismo pode ser resolvido totalmente com óculos mas pode ser necessária correção cirúrgica. É fundamental o diagnóstico precoce para que não haja perda da acuidade visual do olho desviado. O uso de tampão bem como da correção óptica devem ser orientados o mais cedo possível para  garantir melhor qualidade de visão do olho desviado.

Outra forma de tratamento é a Toxina Botulínica, uma neurotoxina que bloqueia a chegada dos impulsos nervosos ao músculo e pode auxiliar no alinhamento dos olhos em algumas formas de estrabismo.

.

AGENDE UMA VISITA

Deseja marcar uma consulta, saber mais sobre exames/cirurgias ou apenas deixar um recado? Use o formulário a seguir!