Cuidar dos olhos da criança é cuidar do desenvolvimento dela!

O que é

A Oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que é responsável pelo cuidado voltado para crianças. Existem vários problemas oculares típicos da infância como estrabismo, alergias oculares e o surgimento de grau, que serão devidamente avaliados por estes especialistas.

Quando devo levar meu filho ao oftalmologista pela primeira vez?

A dúvida sobre quando levar a criança pela primeira vez ao oftalmologista é muito comum. Algumas pessoas acreditam que isso só deva acontecer quando ele já é alfabetizado, mas não é assim.

A visão do seu filho deve ser acompanhada desde o primeiro mês de vida!

Já na gravidez, com exames pré-natais regulares, ajudam a prevenir doenças que afetam o desenvolvimento da visão do bebê. Logo após o parto, é feito a primeira avaliação dos olhos: o teste do olhinho, que ajuda a identificar algumas doenças oculares. É indicado levar para uma primeira consulta com um oftalmologista pediátrico até o 30º dia de vida. Depois disso, é aconselhável que o exame seja repetido aos 6 meses e depois com 1 ano de idade.

Os olhos não nascem totalmente formados e podem surgir problemas ao longo dos primeiros anos que não estavam presentes ao nascimento. Além disto, o cérebro da criança deixa de ser capaz de responder aos tratamentos para estimular a visão depois de terminado este tempo de maturação (ao redor dos 6, 7 anos de idade).

Computadores e Smartphones X Saúde Ocular das Crianças

O uso precoce e excessivo de dispositivos eletrônicos podem causar danos irreversíveis à visão de crianças e adolescentes 

O uso de smartphones, tablets e computador se torna cada vez maior, principalmente para os pequenos. São jogos e vídeos que os hipnotizam, filmes e desenhos que os distraem e já fazem parte do dia a dia das famílias. Contudo, seu uso em excesso pode causar muitos danos à visão.

Uma pesquisa do Centro de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) – TIC Kids On-line – apontou que mais de 70% das crianças e adolescentes do Brasil, entre 9 e 17 anos, acessam a internet mais de uma vez ao dia.

Esta tendência do mundo moderno tem gerado um aumento expressivo de crianças de idade escolar com problemas de vista, principalmente, com miopia! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a miopia já é considerada a epidemia do século, graças ao aumento cada vez mais acelerado do uso de gadgets. Não se recomenda o uso por mais de 2 horas diárias, especialmente nas crianças.

 

 

AGENDE UMA VISITA

Deseja marcar uma consulta, saber mais sobre exames/cirurgias ou apenas deixar um recado? Use o formulário a seguir!