Uma das principais causas de perda de visão, essa doença pode até ser prevenida – e, acima de tudo, bem tratada

O QUE É

A catarata é caracterizada pela perda da transparência do cristalino, uma lente situada atrás da íris. A transparência do cristalino permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para que a imagem possa ser formada com nitidez. Quando há catarata, a luz é parcialmente bloqueada e há perda da qualidade da imagem formada.

O desenvolvimento da catarata pode ser lento, afetando primeiro um dos olhos e só mais tarde evoluindo para o outro.

SINTOMAS

Os sintomas iniciais são sutis e podem parecer para o paciente que os óculos estão sujos ou alterarem a percepção de contrastes mais brandos. Com o tempo, nota-se a necessidade de amentar a luz para enxergar ou dificuldade para ver letras mais distantes mesmo com os óculos atualizados.

Outros sintomas comuns são uma maior sensibilidade à luz , especialmente, à noite.

Causas

Na grande maioria dos casos, a doença está relacionada ao envelhecimento natural dos olhos. Além disso, doenças como diabetes, uso excessivo e sem indicação médica de colírios, traumas como socos ou fortes impactos na região dos olhos, inflamações intraoculares e até excesso de radiação podem levar ao surgimento de catarata.

Existem cataratas congênitas que são bastante raras e que podem surgir nos primeiros meses de vida.

Diagnósticos

Há vários aparelhos no consultório oftalmológico como o oftalmoscópio e a lâmpada de fenda que auxiliam na avaliação da catarata. Casos mais avançados podem ser percebidos observando o “esbranquiçamento” da pupila ou através do surgimento de estrabismo no olho afetado.

Tratamentos

A catarata pode ser curada através de cirurgia. Na cirurgia , o cristalino doente é removido e substituído por uma lente artificial. Com as novas tecnologias,  este procedimento se tornou bastante seguro e rápido. As lentes mais modernas podem permitir uma correção mais precisa do grau e permitir mais independência dos óculos. Normalmente a cirurgia ocorre com uma sedação leve e uso de anestésicos na forma de colírio.

AGENDE UMA VISITA

Deseja marcar uma consulta, saber mais sobre exames/cirurgias ou apenas deixar um recado? Use o formulário a seguir!