O QUE É
A catarata é caracterizada pela perda da transparência do cristalino, uma lente situada atrás da íris. A transparência do cristalino permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para que a imagem possa ser formada com nitidez. Quando há catarata, a luz é parcialmente bloqueada e há perda da qualidade da imagem formada.
O desenvolvimento da catarata pode ser lento, afetando primeiro um dos olhos e só mais tarde evoluindo para o outro.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais são sutis e podem parecer para o paciente que os óculos estão sujos ou alterarem a percepção de contrastes mais brandos. Com o tempo, nota-se a necessidade de amentar a luz para enxergar ou dificuldade para ver letras mais distantes mesmo com os óculos atualizados.
Outros sintomas comuns são uma maior sensibilidade à luz , especialmente, à noite.
Causas
Na grande maioria dos casos, a doença está relacionada ao envelhecimento natural dos olhos. Além disso, doenças como diabetes, uso excessivo e sem indicação médica de colírios, traumas como socos ou fortes impactos na região dos olhos, inflamações intraoculares e até excesso de radiação podem levar ao surgimento de catarata.
Existem cataratas congênitas que são bastante raras e que podem surgir nos primeiros meses de vida.
Diagnósticos
Há vários aparelhos no consultório oftalmológico como o oftalmoscópio e a lâmpada de fenda que auxiliam na avaliação da catarata. Casos mais avançados podem ser percebidos observando o “esbranquiçamento” da pupila ou através do surgimento de estrabismo no olho afetado.