Para saber o que é catarata e como prevenir, é fundamental entender suas origens e como o envelhecimento pode ser uma variável importante nesse diagnóstico. Entenda um pouco mais sobre essa degeneração do cristalino e quais práticas podem ajudar na prevenção.
Para muitas pessoas, o termo já é bastante comum e isso se torna um tanto óbvio quando falamos dos altos números de incidência desse problema.
É possível afirmar que trata-se da doença no campo oftalmológico mais comum para pessoas que passaram dos 60 anos de idade.
Aproveite este momento de leitura do Blog do Dr. Ronaldo Barcellos para conhecer um pouco mais sobre o que é catarata e como prevenir esse mal.
Afinal, o que é catarata?
De evolução lenta e que tem, como principal causa, efeitos do envelhecimento, a catarata é a perda de transparência do cristalino que é uma lente localizada atrás da íris dos olhos. O cristalino normal é transparente e permite que consigamos focar os objetos em distancias diferentes. A formação da catarata impede a passagem da luz borrando a imagem.
Como prevenir a catarata
Uma vez que o título deste artigo fala em o que é catarata e como prevenir, é claro que também focaremos o assunto em métodos de evitar ou retardar o aparecimento dessas alterações com o passar do tempo.
A sugestão inicial para prevenção, que é bem simples e pode ser iniciada agora mesmo, é a proteção. O uso de óculos escuros protegem o cristalino de sofrer danos que, infelizmente, são irreversíveis e cumulativos, com o passar dos anos em contato com a radiação solar. Mesmo as lentes de grau transparentes, possuem filtros que resuzem a passagem de irrediação ultravioleta.
Outra prática ligada a hábitos e que pode ser fundamental na prevenção da doença é evitar o tabagismo. Fumar pode aumentar os radicais livres no corpo, que aceleram o envelhecimento e podem deteriorar células da região do cristalino.
Há, ainda, evidências de que a alimentação balanceada e com antioxidantes pode ajudar também a prevenção.
Algumas doenças como diabetes e medicações a base de cortisona podem estar associadas com o aparecimento da catarata. Portanto, o tratamento adequedo e uso correto das medicações também são fatores importantes.
Acompanhamento médico, sempre!
E por falar no assunto, aqui vai uma das dicas ainda mais importantes: é fundamental visitar um oftalmologista com frequência, não somente para avaliar a presença de catarata mas para checar outras doenças oftalmológicas que são silenciosas e só são detectadas pelo exame. Se você possui mais de 60 anos, essas visitas têm de ser ainda mais frequentes. Cuide da saúde dos seus olhos.
A catarata é um problema bastante comum, que tem tratamento disponível com elevadas taxas de sucesso. Clique aqui e marque uma consulta conosco na data que for mais adequada ao seu dia a dia.