Quais os cuidados com os olhos em tempos de Coronavírus?

Se por um lado o mundo todo está comentando sobre o novo coronavírus, após ler o título acima, você deve estar se perguntando: qual a relação da doença com os cuidados com os olhos?

Este artigo vai trazer um enfoque oftalmológico das precauções que devem ser tomadas sobre esse novo vírus altamente contagioso, que foi responsável para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar um estado de pandemia.

Além dos cuidados com os olhos, o Blog do Dr. Ronaldo Barcellos vai trazer os procedimentos confiáveis e recomendados com relação à prevenção do contágio da doença.

O que você precisa saber sobre o coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo coronavírus, que é o causador da doença que vem sendo chamada, mundialmente, de COVID-19, foi descoberto na China no final do ano 2019.

Desde então, esse vírus, que causa infecção respiratória, teve os números de casos crescendo em diversos países, nos mais variados continentes.

Por sinal, essa é a característica mais alarmante do novo coronavírus: o seu alto potencial de contágio.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias ou, então, pelo contato das mãos e depois das mãos com as mucosas da boca ou dos olhos.

Sobre os sintomas do novo coronavírus, os principais sintomas conhecidos são:

  • febre
  • tosse
  • dificuldade em respirar

Apenas pessoas com esses sintomas é que devem procurar os hospitais, de acordo com recomendação dos órgãos de saúde. Somente os casos suspeitos serão testados. Situações que não tenham os sintomas não devem ser levadas às unidades de saúde, que podem estar sobrecarregadas – além de aumentar o risco de contágio no local.

Atenção com idosos

Os idosos e grupos de riscos como pacientes que tenham outras doenças ou imunodepressivos.

Esse grupo de pessoas já possuem o sistema imunológico mais fragilizado e, diante do novo coronavírus, pode ser que o seu corpo tenha mais dificuldade de reação e, consequentemente, sofra mais as consequências da doença.

Coronavírus: cuidados com os olhos

Com este é um canal de conteúdos da área oftalmológica, vamos focar as questões ligadas ao novo coronavírus, sob esse enfoque.

Um dos mais divulgados meios de prevenção, além da orientação de lavar constantemente as mãos e do uso do álcool em gel, é, justamente, o de evitar levar as mãos ao rosto e aos olhos.

Isso ocorre pelo fato de, no caso de as mãos estarem em contato com o coronavírus em superfícies contaminadas, levar a mão ao nariz, boca e olho pode provocar o contágio.

Você já parou para pensar no número de vezes que levamos a mão no rosto durante o dia?

De acordo com um psicólogo da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), essa chamada “mania de toque” pode ser um mecanismo involuntário para nos acalmar, por exemplo.

Em tempos de coronavírus, esse é um importante cuidado com os olhos.

Além dele, diante das chances de transmissão por superfícies que estejam com o vírus, é fundamental não compartilhar objetos que tenham contato com o rosto, como é o caso de óculos de sol e grau, maquiagens etc.

Um cuidado muito importante é evitar o uso de lentes de contato que podem ser contaminadas ao serem manipuladas. O uso dos óculos nestes casos também funcionam como uma proteção adicional!

Para encerrarmos o assunto, novamente, lave bem as mãos, evite contato e locais com multidões, informe-se apenas em canais oficiais, evite correntes duvidosas de WhatsApp e a propagação de boatos e, no caso dos sintomas, evite o contato com outras pessoas – em especial idosos e grupos de risco.

É preciso ter união para enfrentar a pandemia.

Deixe um comentário